Você está em - Experiências Pedagógicas em Educação
Imprimir

Mostra de Conhecimento do CMEI COTEMINAS: Eu o outro e o Meio, construindo valores com os contos de fadas

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013. 18:13:27

Por - Cristina Rastafári

O Centro Municipal de Ensino Infantil COTEMINAS realizou na última sexta (22) sua Mostra de Conhecimentos onde foram expostos os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano em curso com as crianças através do Projeto intitulado Eu o outro e o Meio, construindo valores com os contos de fadas.

Os trabalhos em exposição evidenciava a seriedade, o compromisso, a dedicação e o empenho das educadoras e de toda equipe em proporcionar as crianças atendidas na instituição uma aprendizagem satisfatória, contudo, o que, mais se observava nas atividades era o fazer resultante desse processo educacional como a escrita espontânea dos educandos numa sequencia didática sistematizada com rumo e direção, tudo desenvolvido num contexto que tanta encanta aos pequeninos o mundo da fantasia, da imaginação e dos sonhos.

O projeto intitulado Eu o outro e o Meio, construindo valores com os contos de fadas objetivava sensibilizar os familiares sobre a importância de se contar histórias no contexto familiar, bem como possibilitar a criança refletir sobre situações problemas a partir dos contos, incentivando-as a buscar alternativas para solucionar os problema apresentados no mundo da fantasia e no mundo real.

O ápice do evento que deixou o público presente maravilhado foi à encenação de alguns contos, onde as crianças atuavam como protagonista dando um verdadeiro show de interpretação, criatividade, espontaneidade e muita diversão. O Cenário montado para a ocasião nos remetia a Jerusalém, pois você tinha que se deslocar de um lugar para o outro a fim de prestigiar todas as apresentações e não perder detalhes. Foi de arrepiar.

Todo esse trabalho tem por traz a figura do educador infantil, que nem sempre é valorizado como deveria e que com tão pouco faz a diferença e marca para sempre a memória e a vida de tantas crianças que com certeza fará a diferença num futuro breve.

Prestigiaram o evento representando a Secretária Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante/RN as Coordenadoras da Educação Infantil Cristina e Maria José.

Parabéns a toda equipe dos turnos matutino e vespertino pelo trabalho desenvolvido e em especial as professoras pelas atividades realizadas em sala de aula envolvendo a leitura e a escrita e as belíssimas apresentações culturais.

Veja roteiro das apresentações com professoras e respectivos contos:

Turno Matutino:

Edna e Josefa ↔João e Maria

Anneusa e Vilma ↔ Os Três Porquinhos

Claudete e Jurema ↔ A Pequena Sereia

Jesus e Edmilza ↔ A Linda Rosa Juvenil

Helena ↔ A Bela e a Fera

Mara e Livramento ↔ Princesa e o Sapo

Turno Vespertino:

Janice e Malvina ↔ Branca de Neve

Valdenice e Quézia ↔ Chapeuzinho Vermelho

Jurema e Josefa ↔ O Mágico de ÓZ

Louseane e Diacuí ↔ A Cigarra e a Formiga

Edna e Fátima ↔ A Tartaruga e a Lebre

Hébia ↔ Dona Baratinha

Coordenadoras da Educação Infantil Cristina e Maria José prestigiam e registram todo o evento.

Da redação do Portal de Comunicação Cristina Rastafári.
Postado Por: Cristina Rastafári

+ Experiências Pedagógicas em Educação
Ver mais