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A dinâmica da educação se faz presente na idiossincrasia da Educação Infantil de SGA/RN

Domindo,22 de novembro de 2015.

Por - Da Redação
Cristina e Maria José (esquerda) Coordenadoras da Educação Infantil e Andrea Andrade (direita) de São Gonçalo do Amarante/RN

Aconteceu na última quarta-feira (18) de novembro, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti - Centro das 8h às 17h o III COLÓQUIO da Educação Infantil. O III Colóquio da Educação Infantil é uma iniciativa da Secretária Municipal de Educação, articulado pela Equipe da Educação Infantil do município de São Gonçalo do Amarante/RN.

Colóquio é...“ O termo latim coll?qui (“conversar”, “conferenciar”) derivou em colloqu? um, que chegou ao nosso idioma como colóquio. O conceito faz referência à conversação entre duas ou mais pessoas”.

A cada ano a Educação Infantil em São Gonçalo do Amarante tem como fio condutor do fazer pedagógico um tema norteador, os últimos temas trabalhados por este segmento de ensino foram: A Cultura da Leitura e da Escrita e as Múltiplas Linguagens favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem e do letramento na primeira infância; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e a Cultura Afro- brasileira; A Educação Infantil na perspectiva das diversidades e complexidades do ser humano e a Educação Infantil: refletindo raízes e asas curriculares, os dois últimos consolidou o COLÒQUIO como o marco da Formação Continuada da Educação Infantil em São Gonçalo.

Estes  fundamentado  nos  últimos documentos ( Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI; Brinquedos e Brincadeiras nas Creches; Diretrizes Curriculares da Educação Infantil) lançados pela Ministério da Educação e Cultura – MEC,  foram pautas de debates nos cursos de Formação Continuada, nos planejamentos e nas visitas as escolas, oferecido pela  coordenação pedagógica deste segmento da SME aos educadores infantis. Ademais,  vale salientar que os CMEIs tem autonomia para criar seus subtemas, a partir dos temas abordados e de acordo com a realidade  de cada Instituição de Ensino.

A 3ª edição do Colóquio trouxe para o centro do debate o tema: Educação Infantil: Presença do EU Refletida na Pluralidade do Outro. Este teve como objetivo proporcionar aos participantes um espaço de reflexão sobre a formação do EU mediante inter-relação com o OUTRO, que inseridos numa diversidade de MUNDO busca formar o todo. NÓS.

A realização deste III COLÓQUIO ocorre em momento em que a Educação pública no Brasil e a Educação Infantil passam por grandes transformações, os INVESTIMENTOS FEDERAIS consolidados a este segmento de ensino e a seus profissionais visa o fortalecimento das práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens significativas e do desenvolvimento integral das crianças pequenas.

O novo Plano Nacional de Educação - PNE (Lei Federal nº 13.005), sancionado em 24 de junho de 2014, a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 e as Diretrizes Nacionais da Educação Básica indubitavelmente são demonstrações de que o país busca garantir uma educação de qualidade para todos, principalmente as classes menos favorecidas da sociedade.

 A Meta 16 do novo PNE diz: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

Nesse sentido, a realização do COLÓQUIO é uma SUPERAÇÃO para continuar avançando na perspectiva de colaborar com a Formação Continuada dos Educadores Infantis de São Gonçalo do Amarante/RN, com vista a sua permanência no segmento ao qual vem recebendo a devida formação, garantindo assim, sustentabilidade a base da educação básica neste município.

Assim, nesse ambiente de conquistas nos colocamos a disposição como profissionais da Educação Infantil, para contribuir com a educação pública de qualidade. Acreditamos que tema Educação Infantil: Presença do EU Refletida na Pluralidade do OUTRO, desenvolvido nas escolas e abordado no III COLÓQUIO contribuiu significativamente para uma reflexão aprofundada sobre o Eu  reflexo do OUTRO.

A Conferência de Abertura  foi ministrada por Maria Marluce de Paula Araújo:  graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto de Formação Estadual de Professores – IFESP, Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com Linha de pesquisa em gêneros orais formais e Mestrado em Linguística aplicada de base bakthiniana pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN.  Atua na área de Formação há 20 anos. É professora da rede Estadual e Municipal de ensino, professora da Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade de Natal..

O tema aduzido no III Colóquio da Educação Infantil: Presença do Eu Refletida na Pluralidade do OUTRO pela professora Marluce teve  como titulo: “ A RELAÇÃO COM O OUTRO PELA LINGUAGEM. O fundamento de toda a linguagem é  o dialogismo  ou essa  relação com  o outro.   A vida é dialógica   por   natureza.   Toda e   qualquer   função   psíquica   só   se desenvolve na presença do outro. Ser   reconhecido   é   fundamental   para   a   construção   do   eu:   ser   visto,   ser reconhecido, ser respeitado. Ser dialógico é experenciar o diálogo, não invadir, não manipular,não   sloganizar   e   sim   empenhar-se   na   transformação   constante   da realidade, conscientes de que somos singulares e por isso diverso. Nesse sentido, devemos construir   práticas   que   expressem   a   riqueza   das   identidades   e   das diversidades   culturais,   presentes   na   escola   e   na   sociedade.   E, assim, caminhar pautados na ética, sabedores de que somos semelhantes enquanto gênero humano,mas diferentes enquanto forma de realização do humano na história e na cultura que varia de contexto a contexto” .

A segunda Conferencia ministrada por Andréa Silva Andrade, professora graduada em Letras Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, possui Especialização em Língua Portuguesa – Aspectos Teóricos e Práticos, também Pela  Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Na Educação atua a 29 anos nos segmentos do Ensino Fundamental e Médio, 16 anos na Formação de Professores Alfabetizadores; Formação Continuada de disciplinas de pós- graduação em psicopedagogia Infantil pela Faculdade Maurício de Nassau, em parceria com o IMBRAD. Atua, ainda, na UNIFACEX de Natal com disciplinas na Escola Técnica e em Cursos de Graduação.

O tema discutido e refletido  pela professora Andréa Andrade  no III Colóquio teve como titulo: CUIDAR & EDUCAR: O EDUCADOR NA ARTE SIMULTÂNEA DE PRESCRUTAR-SE O CONHECER E O CONVIVER. Definida como a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil se propõe a promover o desenvolvimento integral da criança, ou seja, o desenvolvimento em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social.

A título de conversa, objetivo único de um COLÓQUIO, o que podemos dizer do profissional mediador dessa criança ao mundo que se lhe apresenta?

Garanhani (2010), fundamentada em Canário nos ajuda a refletir sobre o educador “analista simbólico”,“ profissional da relação”,  “artesão” e  “ construtor de sentido.”

A Educação Infantil, de uma forma um tanto simplista, representa: O único segmento da Educação Básica que não possui “alunos”, porém formatado como instituição de ensino. O único segmento que não pode ser retomado “... assim como a EJA retoma o Ensino Fundamental e Médio.” PME/SGA p.31 e 32.

Compreendendo a criança em seis eixos de aprendizagem, como o educador pode se trabalhar pensando na própria formação do EU para lidar com o OUTRO, numa perspectiva de NÓS?

O que deve levar em sua bagagem o professor/educador de crianças?”

Nossos agradecimentos ss conferencistas nas pessoas das professoras ANDREA SILVA ANDRADE e MARIA MARLUCE DE PAULA, a toda equipe do CMEI PRÉ-ESCOLAR BAIXINHOS EDUCADOS e CMEI CLEIDE MELO, em especial a Cada um (a) de vocês EDUCADORES INFANTIS que tem afirmado e promovido a nossas crianças pequenas vivenciarem experiências significativas que se farão presentes em suas mentes e ações para toda a vida. a Edineide Vasconcelos Cooordenadora Pedagógica da SME, que no evento representou o Secretario de Educação Abel Neto, a  equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - SME e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização e o sucesso do III COÓLOQUIO DA EDUCAÇÂO INFANTIL no município de São Gonçalo do Amarante/RN.

 “Fortalecer a Educação Infantil é nosso compromisso e nosso maior desafio”

Viva a Educação e viva os EDUCADORES INFANTIS.

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Fonte: da Redação
Postado Por: Cristina Rastafári

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