Você está em - Experiências Pedagógicas em Educação
Imprimir

O município de Ceará-Mirim/RN sediou 1ª Reunião Técnica da Jornada Formativa do Proinfância-MEC

Quarta-feira, 09 de abril de 2014.

Por - Da Redação com informações da assessoria da Prefeitura de Ceará-Mirim

O município de Ceará-Mirim através da Secretaria Municipal de Educação sediou na última terça-feira, 08 de abril de 2014 no Auditório do IFRN. A primeira Reunião Técnica da Jornada Formativa do Proinfância Polo Ceará-Mirim. Os estudos realizados nas Reuniões Técnicas fundamenta-se no DCNEI Resolução 05/2009 Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e viabilizará a elaboração de uma Proposta Pedagógica que norteie todas as ações a serem desenvolvidas na Educação Infantil dos municípios e/ou instituições.

A solenidade de abertura teve a presença do Sr. Prefeito da cidade Antônio Marcos de Abreu Peixoto (PR), da Secretária Municipal de Educação Ângela Aquino, da Coordenadora Pedagógica do município a professora Francisca Cristina Silva Sobral, da  Coordenadora da Educação Infantil a professora Maria de Fátima Vital de Brito, da Sr.ª Elisabet Ristow Consultora do Proinfância-MEC/SEB/COEDI, Vereador Clésio Júnior  e o Presidente da Câmara Municipal Renato Martins.

A Jornada Formativa no Polo de Ceará-Mirim acontecerá nos dias:  07 de maio, no Centro Esportivo e Cultural das 8h às 17h; 27 de maio e 09 de julho, no Auditório do IFRN das 8h às 17h, além dos estudos a distancia previstos para os dias 16 de junho a 21 de julho de 2014.

Participam do Polo de Ceará-Mirim os municípios de: Bento Fernandes, Jardim de Angicos, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel Gostoso, Taipu, Touros e Ceará-Mirim. Os municípios de Pedra Preta e São Gonçalo do Amarante passarão a incorporar o Polo de Ceará Mirim.

O prefeito Antônio Peixoto em sua fala desejou boas vindas aos municípios participantes e declarou que: “não medirá esforços para garantir ao município uma Educação Infantil de Qualidade, cuidar da base é prioridade, pois nesta fase a criança aprende valores essenciais que o conduzirá por toda vida”. Antônio Peixoto ainda confidenciou que: “do alto dos seus 50 anos lembra claramente o que vivenciou na primeira infância         “.

A presença do prefeito e de todos os Secretários dos municípios presentes ao evento configura o compromisso e um olhar diferenciado para este segmento de ensino, hoje considerado pela Lei Nº 9394/96 no seu Art. 29 como a primeira etapa da educação básica.

O prefeito de Ceará-Mirim Antônio Peixoto na ocasião garantiu a consultora do MEC e a todos os presentes que em julho do ano em curso, entrega à primeira das quatro Creches do Proinfância a população ceará-mirinense como o primeiro de muitos passos a mudar a realidade da Educação Infantil no município.

Elisabet Ristow, pedagoga, especialista em Prática Educativa da Educação Infantil, em Arte Educação e Tecnologia, Mestra em Educação, Pesquisadora da Criança e da Infância, Formadora dos profissionais na área da Educação Infantil com a Pedagogia da Escuta, Consultora e Assessora Educacional, Sócia diretora da Pentakulo LTDA, Consultora do Proinfância-MEC/SEB/COEDI e da OEI- Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação Ciência e Cultura, em sua explanação sobre a temática Educação Infantil de Qualidade: um direito da criança nos fez refletir e entender que a criança de 0 a 5 anos tem características próprias, ou seja, especificidades da “infância” fase em que esta inserida e não temos o direito de tira-lhes o direito de ter infância, de ser criança. Assim sendo, é preciso proporcionar a criança pequena uma Formação diferente numa escola prazerosa, harmoniosa, para que estas possam construir relações entre seus pares de: amor, amizade, zelo, solidariedade respeito honestidade, justiça, responsabilidades e cidadania tudo isso pautado nas interações e brincadeiras.

O Proinfancia foi criado pelo governo federal por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, é indispensável à melhoria da qualidade da educação e chega aos municípios para garantir a Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil.

Nosso compromisso com a educação faz toda a diferença!

Todas as fotos aqui: https://www.facebook.com/pages/Cristina-Rastaf%C3%A1re/382921565147763

Da redação do Portal de Comunicação Cristina Rastafári.
Postado Por: Cristina Rastafári

+ Experiências Pedagógicas em Educação
Ver mais